quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Zumbis organizados - uma idéia mais antiga do que se imagina


Nightmare City é um filme B de origem italiana de zumbi dos anos 80 com zumbis estranhos, atiradores e com gameshark, clique abaixo em Continue lendo para ver a análise sobre esse filme peculiar.













Antes de falar sobre Nightmare City irei falar um pouco sobre zumbis, principalmente sobre os dessa época.

Em 1968 Romero veio com o Night of the Living Dead, o primeiro filme a fazer zumbis serem alguma coisa de fato. Lá ele não deixa muito claro a origem exata dos zumbis, apenas que eles estão lá, e eles servem como uma ameaça onipresente que força os personagens a lidarem com isso como puderem. O sucesso desse filme foi tanto, que a partir dele surgiram diversos filmes de zumbi, alguns muito bons, outros muito simplesmente ridículos.

O próprio Romero terminou de imortalizar os zumbis com seu filme Dawn of the Dead, que, na minha opinião, é o melhor filme de zumbi já feito.

Os zumbis do Romero são lentos, mantém uma inteligência mínima, uma fome infinita por carne humana fresca (apesar de não precisarem de comida para sobreviver), apodrecem muito lentamente e só podem de fato ser mortos atingindo seu cérebro.

Apesar de existirem diversos tipos de zumbi, não é comum eles se distanciarem muito dessa receita. Nightmare City decidiu dar um passo além, e acabou estragando a ideia dos zumbis.

Antes de falar sobre a trama do filme, vou explicar a razão do filme não ser bom.

Defeitos

1- Os zumbis correm, são fortes, não querem carne humana, mas sim sangue humano, são inteligentes, realizando ataques organizados e atos de sabotagem, além de usarem armas brancas e de fogo. Ou seja zumbis usando cheat.

Zumbis usando metralhadora: Cheat Mode on
 2- A maquiagem dos zumbis é mal feita. Tudo bem, não dá pra esperar muito de um filme B, mas em 1979 no filme de Lucio Fulci 'Zombi 2' a maquiagem dos zumbis foi inovada, e o mundo foi apresentado a um zumbi apodrecido, decrépito, morto mesmo, algo fantástico, então seria possível fazer uma maquiagem melhor sim. Os zumbis foram gerados por vazamento radioativo, então em alguns há algo colado por cima que é para dar a idéia de queimadura por radiação, mas não fica direito.
Seria melhor se deixassem sem maquiagem alguma, ou sempre fosse maquiagem pequena.
Lama na cara - a nova moda entre zumbis
3- A atuação é péssima, os atores foram mal escolhidos e o personagem principal ficou muito fraco. Sua esposa tem momentos de desespero lindos, e os zumbis ficam felizes demais quando quando veem gente viva.


4- O filme tenta fazer um alerta sobre o descaso do ser humano e sua capacidade destruidora, mas faz isso de forma ridícula. Também insere alguns misticismos no meio totalmente desnecessários, que não fazem muito sentido e tem conversas memoráveis do tipo "a cidade está na merda, acho que devemos voltar para ela", algo que certamente seria a morte.


Trama

É simples, um jornalista está encarregado de entrevistar um especialista sobre um vazamento de radiação. Enquanto espera, pousa um avião militar que se recusa a atender os chamados. Os militares são acionados e cercam o avião, e em pouco tempo a porta se abre, saindo zumbis radioativos.

Considerando que os zumbis estão usando cheat, já se sabe que não há esperança alguma para as pessoas. Ao longo do filme, dizem que dar tiro na cabeça desativa os zumbis, e só isso mesmo que funciona. Os militares se comportam de forma demente, demorando tanto tempo para responder a cada nova ameaça que é um milagre que gente tão incompetente tenha chegado a postos tão altos.
O filme se desenrola rápido, mas sem se atropelar, então dá pra assistir ele sem problemas, e o final é bastante imbecil.

Não é um filme bom, mas não é ruim também, é apenas mais um filme como tantos outros desse tipo.
Para quem gosta de filmes de zumbi dos anos 80, pode assistir sem estresse, que verá mais daquilo que já está acostumado a ver. Tem uns peitinhos ocasionais, um tiquinho de sangue e vários zumbis sanguinários.

Para quem não conhece o gênero, não recomendo começar por esse filme, melhor assistir “Return of the Living Dead” que é bem mais divertido e se quiser um filme sério de zumbis, assista “Dawn of the Dead” original, do Romero.


Se tiver alguém querendo ver um filme realmente ruim, assista Vampires vs Zombies, vou rever esse filme algum dia desses e falar sobre ele aqui. Como aviso prévio, apesar do título, você não vê zumbis enfrentando vampiros ao longo do filme, e a história é tão mal explicada que não dá pra entender bem o que está acontecendo; a única coisa que salva são duas mulheres se pegando, e mesmo isso dura muito pouco.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons